26/06/2017

Como tirar medidas para roupas nas compras online?

Imagem via Rais'Ta Partisse
Você sabe como tirar medidas para comprar roupas na internet? Então, sei que muitas pessoas não sabem como funciona essa ideia de comprar online, principalmente roupas, em que o problema é servir, ficar grande ou pequeno, enfim, existem muitas dúvidas sobre isso.
O que acontece na maioria das vezes: Você sabe que veste tamanho M, por exemplo, com base nas roupas que já tem. Isso, na maior parte dos casos, funciona muito bem. Porém, não existe um padrão de medidas para as roupas femininas, ou seja, cada empresa cria a sua tabela de medidas e daí fazem a partir dela. Por isso é comum vermos peças que são tamanho G e parecem P e peças P que parecem G, hahahaha! Eu tenho várias peças assim.
A última blusa de frio que comprei é tamanho P, mas parece GG, fica gigante para mim, mas como gosto, é a minha favorita. Comprei ela usada, primeiro que não tenho grana e segundo porque gosto de comprar coisas usadas mesmo, assim economizo comprando uma roupa que para a pessoa já não agrada mais!
Mas indiferente se for usada ou nova, as dicas que vou dar agora servem para ambas. Um problema de grande parte das lojas virtuais é não fornecer as medidas em centímetros. Caso não tenha, você pode entrar em contato com a loja para tirar essa dúvida e saber se é o seu tamanho mesmo, pois como escrevi há pouco, cada empresa tem a sua medida.

Imagem via Observa SC
A primeira coisa que você deve levar em consideração é a elasticidade do tecido que a peça é feita, porque se estica, as suas medidas podem ser um pouco maiores do que as ditas na descrição. Caso não tenha elasticidade, é bom que as suas medidas sejam até um pouco menores para garantir o conforto.
As medidas são muitas, mas as mais importantes na hora de comprar uma peça são: Pescoço, busto, cintura, quadril, manga, punho (quando é manga comprida) e comprimento da peça.
Então, primeiramente você precisa de uma fita métrica, caso na sua cidade não tenha lojas de armarinhos, você pode comprar nas lojas de 1,99 mesmo, pois tendo uma fita você pode se medir sempre que precisar!

Imagem via Burda
A largura do pescoço deve ser medida na base dele, deixando mais ou menos o espaço de um dedo dentro da fita para ficar um pouco folgado e garantir o conforto.

Imagem via Burda
A largura do busto deve ser medida contornando a fita métrica na parte mais saliente do busto passando pelas costas também!

Imagem via Burda
Para medir a cintura, o local certo é a parte menor depois do quadril, cerca de 4 dedos abaixo do busto. Daí então, é só contornar com a fita.

Imagem via Burda
O quadril, a parte que é medida é a mais saliente das nádegas, cuidando para que a fita fique certinha na parte de trás do corpo, onde você não vê muito bem, caso esteja se medindo sozinha.

Imagem via Burda
A largura da manga deve ser medida na parte mais larga do braço, um pouco abaixo da axila.
A medida do punho é retirada da mesma forma, só que no punho, onde começam as mãos.

Imagem via Burda
O comprimento da manga deve ser medido a partir do ossinho de cima do ombro até o comprimento especificado na peça que está na loja virtual. Daí você verá se o tamanho é o adequado. Caso a manga seja comprida, você precisa dobrar um pouco o braço para conferir se a manga não vai ficar curta quando você fizer isso no seu dia a dia.

Comprimento do vestido Vandinha
Para tirar a medida do comprimento, você deve analisar onde a peça começa. Se for um vestido, você deve medir começando na base do pescoço, passando pelo busto, até na medida informada pela loja.
Caso seja uma saia de cintura alta, a medida vai começar na cintura, cerca de 4 dedos abaixo do busto, até o comprimento especificado na loja.

Tem mais alguma medida que não está aqui e você acha importante? 
Deixe um comentário que eu colocarei ela aqui também!

24 comentários:

  1. Adorei as dicas e confesso que não compro roupas online, principalmente em sites americanos porque nunca sei as medidas.
    Postagem esclarecedora, eu adorei.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, em sites de outros países é complicado mesmo, pois se aqui as medidas já são diferentes, imagine as de lá hehe

      Excluir
  2. Amei demais esse post! Eu nunca comprei roupas online justamente por esse medo de errar no tamanho, então né, esse post vai me ajudar muito. Obrigada!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom! Isso, sempre tem lojas legais na internet vendendo roupas mais legais ainda <3

      Excluir
  3. Eu sempre tenho dificuldades em tirar minhas medidas D: qual a medida que fica entre o quadril e a cintura, onde fica o cós das calças +-?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa medida depende muito da calça, deve ser medido da mesma forma que da cintura mesmo, só que analisando a imagem da peça para ver onde mais ou menos essa medida vai ficar, ou se na loja tiver a distância que deve ser medida, tudo vai depender da situação mesmo.

      Excluir
  4. Esse post é utilidade pública!!!! hahahaah

    ResponderExcluir
  5. Eu tive muitos problemas com parcerias com lojas chinesas porque muitas vezes a foto engana muito em relação ao tamanho e ao tecido! Ótimas dicas, bem bacana o post ;D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  6. Na primeira vez que comprei roupa pela internet tive que dar uma pesquisada sobre medidas e tals... Achei bacana e bem útil seu post :)
    Ah, adorei o vestido Vandinha, eu tenho um e amo <3

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Assumo que nunca me atentei a isso e gostei das dicas, vou por em prática.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Post bastante útil, normalmente o pessoal acaba se perdendo e passando medidas erradas, aí as vezes por causa de um centímetro dá ruim haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, para roupas feitas em pouca quantidade é bastante comum as medidas serem aproximadas, por isso é sempre bom tirar a medida com alguma folga para garantir que vá servir, hehe!

      Excluir
  9. Eu já tive alguns problemas, mas ultimamente tenho tido mais cuidado e costumo acertar sempre :D Obrigada pelas dicas <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderExcluir
  10. Ficou muito bacana esse post! Eu já tirei as medidas uma vez num curso que eu fiz de corte e costura, aí como eu raramente ganho peso (tenho dificuldade de ganhar), ainda tá mais ou menos na mesma coisa.
    Mas é útil demais um post assim. ^_^

    Beijos!!

    melissa,
    maquiando sem crueldade

    ResponderExcluir
  11. Ai que dicas maravilhosas!
    Eu particularmente sempre erro =/
    Adorei, obrigada por compartilhar! Vamos às compras!!!

    http://coracaopinup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir