27/12/2016

Era uma vez a saia...

Imagem via Ótima Temática
Hello, candies! Hoje vou contar uma história bem interessante pra vocês: a história da saia. Ela é muito antiga, pasmem ainda mais, ela é pré-histórica. De acordo com o historiador e professor de moda João Braga "O homem das cavernas amarrava a pele de bicho na cintura e ficava parecido com uma tanguinha”.
Sim, quem começou usar foi o homem, mas na verdade não havia muita diferença entre os sexos no modo de vestir, normalmente do homem era um pouco mais larguinha, por um motivo óbvio, né? Kkk
Foi muito tempo depois que a saia começou a ser um item exclusivo das mulheres em grande parte das culturas, para ser mais precisa foi no fim da idade média, e foi aí que a moda começou servir para a mulher conquistar o homem.

Imagem via Nítido Moda Evangélica
Sabe aquela saia midi que amamos? Então, foi nos anos de 1920 que a Coco Chanel trouxe esses modelos mais charmosos e elegantes, com saias na altura das canelas e não sei se vocês sabem, mas era pra proteger os joelhos quando as mulheres se ajoelhassem.
Após um período de guerras, no qual não se pensava muito em moda, veio mais algumas inovações, entre elas a saia balonê, lápis e rodada.

Imagem via Anos 60
Foi na década de 1960 que ela ficou curta e surgiu à primeira minissaia lançada pela estilista Mary Quant. Depois destes marcos, a saia não sofreu muitas transformações, o que mudam são alguns cortes, comprimentos e fendas.

Imagem via Pinterest
Bem, eu amo saias e particularmente prefiro as godês, um tipo de saia que vou falar mais em um post futuro. Gosto delas com altura acima ou na altura do joelho ou com comprimento midi, haha! Acho as saias justas lindas também, mas para vestir me sinto melhor com as rodadinhas mesmo e sempre de cintura alta.

Saia com Suspensório - Saia de Veludo Florida - Saia Rosa - Saia Morceguinhos
Não sei se vocês usam, mas eu acho uma peça indispensável, principalmente para eventos mais formais ou somente para sair dar uma volta. Se vocês precisarem de algumas já sabem onde encontrar, né?!  Caso nunca tenha usado, recomendo!

O que acham das saias? Quais preferem? O que acharam da nossa história?  

6 comentários:

  1. Eu uso mais vestido que saias, mas sempre optei por essas peças, que não gosto de calça.
    Gosto de saia reta e longa. Amei o post.
    bjuxx
    Casa Cherry

    ResponderExcluir
  2. Amei seu jeitinho de contar a história da saia, sério! Olha eu acho um charme um homem de saia de verdade! Aliás eu amo saia demais até!

    Beijos da Cih | Nem Rock Nem Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu confesso que estranho homens de saias, mas acho que é cultural mesmo. Também amo saias.

      Excluir
  3. Muito bacana saber da história, pois geralmente ninguém explica rs, e eu adoro saber coisas diferentes. Arrasou guria.
    Um beijo e feliz ano novo.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, planejo trazer mais histórias das coisas que a gente veste! hehe feliz ano novo pra você também, beijo!

      Excluir