25/07/2016

Quando a moda nasceu?

Imagem via A Ovelha Perdida
Tudo começou quando foi necessário cobrir o corpo para sua proteção, dizem os historiadores. Mas desde sempre, antes da moda ter esse nome (muuuito antes), a moda é mensagem, ou seja, transmite mensagens sobre quem está vestindo determinadas roupas (por isso eu não entendo certas pessoas que dizem que moda é perda de tempo, uma vez que essas mesmas pessoas usam as roupas para transmitir suas ideias).
"O homem primitivo vestido em pele de lobo não queria manter-se aquecido; queria dizer: 'Veja só o que eu matei. Não sou o máximo?'." Katharine Hamnett

Imagem via FQueen
Porém a vestimenta tem sim o fator "proteção", onde depois de algum considerável tempo, foi feita a partir de tecidos, em que as peças eram muito simples, com o excesso de tecido caindo em forma de dobras feitas naturalmente.  

Imagem via Vestuário Histórico
A costura propriamente dita teve início somente na Renascença europeia, no século XII. As pessoas começaram a criar túnicas divididas em muitas partes, em que era possível fazer um ajuste melhor ao corpo. Depois de muito tempo, começaram a fazer moldes, que são usados para criação de várias outras peças que fazem parte do vestuário. A moda se originou aí, com a chegada da costura.

E aí, o que vocês sabem além disso sobre o início da moda?

8 comentários:

  1. Adorei o post. Ano passado fiz um TCC sobre a moda e a maquiagem dos góticos, ai tive que abordar a intro da moda. É demais! ♥
    jeeesribeiro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie! Faço faculdade de Moda, e tivemos uma disciplina logo no primeiro semestre chamada "História da Moda". O post, apesar de sucinto, está muito bem escrito!
    Cabe ressaltar também que as vestimentas também serviam como fator de diferenciação social: os de classes mais abastadas se vestiam de maneira diferente (geralmente mais adornada) que os mais simples. Os escravos no Egito antigo chegavam a não usar roupas!
    Parabéns! :)

    http://bahlopes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim, eu sei disso, também tive essa disciplina, porém isso é praticamente a mesma ideia do "querer mostrar", eles só se vestiam de maneira diferente, como você citou, porque queriam mostrar que eram ricos e tudo mais.

      Excluir
  3. E que bom que surgiu! Porque eu adoro hahah


    Adorei o post!


    Beijos da nati

    http://www.oxifalei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que legal este post! Voltar ao passado da moda. Eu gosto de descobrir coisas assim, ainda não conhecia muito. Mas concordo. E os antigos homens neandertais ainda usam os couros das caças para se disfarçar para caçar mais ainda! :)

    ACESSO PERMITIDO: CONHEÇA O FACE!
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir