13/05/2015

O vestido de melindrosa

Imagem via Verdade Feminina.
Hello, candies! Tudo bem com vocês? Espero que sim! Hoje vim falar um pouco sobre os vestidos de melindrosa - como o próprio nome do post já diz, certo? O vestido de melindrosa surgiu na década de 1920, e era a peça escolhida pelas mulheres liberais no pós-Primeira Guerra Mundial. Os vestidos de melindrosa tiveram muita influência da estilista Coco Chanel e também da moda francesa, sendo assim, tais vestidos tinham uma aparência um pouco masculinizada. O modelo era largo e reto, com a linha da cintura mais perto do quadril. No início, o comprimento das saias batiam nos tornozelos, mas encurtaram um pouco e por volta de 1926, eles chegaram a mostrar os joelhos. No final da década, as barras voltaram a ter o comprimento de antes.
Os tecidos usados para confecção dos vestidos eram resistentes e na maioria das vezes de cores básicas, e por causa de ter um corte reto e afastado do corpo, o vestido de melindrosa era menos complicado de se confeccionar, fazendo com que as mulheres pudessem costurar seus vestidos em casa.

Imagem via Just Lia
Hoje em dia também se fazem vestidos de melindrosa, até são usados tecidos similares com cores parecidas, porém mais baratos. O comprimento dos vestidos também mudou, hoje podemos vê-los muito mais curtos, com o comprimento na altura do joelho ou acima. Os vestidos fazem referência aos anos 1920, porém são mais simples e quando usados, normalmente são combinados com salto, colares, jaquetas e outros acessórios da atualidade com a ideia de compor um estilo mais moderno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário